Centenário da Assembleia de Deus no Brasil.



A Assembleia de Deus chegou ao Brasil através dos missionários suecos Gunnar Vingre e Daniel Berg. Eles viajaram 14 dias a bordo do navio Clement e chegaram ao porto de Belém, capital do estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos EUA. Eles não sabiam falar português, não conheciam a cultura e não tinham dinheiro, mas tinham certeza que Deus queria que Eles viessem pregar a sua palavra aqui no Brasil.




Chegando aqui Deus providenciou hospedagem para eles e os ajudou a aprender nosso idioma. Os missionários trouxeram a doutrina do batismo no espirito santo, com o falar em línguas estranhas. A manifestação do poder de Deus já vinha ocorrendo em varias reuniões de oração nos EUA. Muitos cristãos no Brasil pertencentes a outra denominação não acreditaram nesta doutrina. os missionários sofreram muito, mas o Senhor providenciou a casa da irmã Celina de Albuquerque para que ali eles congregassem até poder ter um templo.

Os missionários sofreram aqui perseguições das pessoas não crentes. Mas tinham certeza de sua chamada e continuaram a obra do Senhor. Em 18 de junho de 1911, juntamente com os missionários estrangeiros, iniciaram a igreja que mais tarde passou a chamar-se Assembleia de Deus. Os missionários tiveram que passar muitas provações, pois passavam dias dentro da selva amazônica correndo perigo de serem mortos pelas onças. Uma certa ocasião o Missionário Daniel Berg esteve bem perto de um desses animais ferozes, mas o Senhor o livrou.



A Assembleia de Deus no Brasil se expandiu pelo Estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste. chegou ao Sudeste em 1922, através da família de retirantes do Pará, que  se portavam como instrumentos voluntariados para estabelecer a pregação do evangelho aonde quer que chegassem. Nesse ano, a igreja teve inicio no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da republica. 

Desde 1930, quando se realizou uma grande reunião da igreja na cidade de Natal, RN, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia.

Em 18 de junho de 2011 nossa igreja completa 100 anos! Como a maior igreja pentecostal do Brasil. Continuamos a anunciar o evangelho que foi pregado desde o inicio que Jesus salva, batiza com o Espirito Santo e leva os salvos para o céu!


Essa é a história da nossa igreja! E se você tem twitter, participe do twitaço AD twitando a hashtag #CentenarioAD

0 comentários:

Postar um comentário